LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) 2023.
Câmara aprova Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para Exercício de 2023.
Em sessão extraordinária os vereadores discutiram e votaram o PL 1117/2022 (Lei de Diretrizes Orçamentária para Exercício de 2023) com previsão de arrecadação de 58.470.000,00. O montante previsto servirá para a implementação e desenvolvimento das ações propostas pelo Executivo Municípal nas áreas de Saúde, saneamento, agricultura, meio ambiente, educação, cultura, esporte, obras, assistência social, servidores, manutenção das secretarias e o repasse ao Poder Legislativo.
Na tribuna, o vereador Francisco Sevalo falou da importância do projeto em votação e argumentou sobre os percentuais trazidos na matéria, em comparação com anos anteriores. " Se comparado com 2020 temos um aumento de receita de quase 95%, e comparado com 2021 tem aumento de praticamente 64%".
Também na tribuna o vereador e Presidente Eder Fernandes ( mineirinho) comentou sobre o projeto e destacou que o objetivo da LDO, PPA e LOA são para nortear as ações proposta pelo gestor e também as advindas da população a serem executadas. Comentou que foram realizadas reuniões tanto com vereadores e também com a equipe do executivo afim de discutir o projeto. Falou também do bom valor monetário proposto na matéria como previsão de arrecadação. " Torço que tenhamos um excelente ano de 2023 com muitas realizações para a comunidade Monteverdense" ainda na tribuna o vereador disse " cabe a nós vereadores com apoio da assessoria jurídica e contábil analizar a legalidade do proposta trazida até nós. Disse também que algumas propostas podem ser inseridas na matéria, caso haja entendimento entre o Legislativo e Executivo, como foi os casos apresentados pelo vereador Chico e que foram inseridas.
O projeto foi votado e recebeu aprovação dos vereadores.